DATA: 25/12/2015

4 dicas para criar suínos da raça Duroc

Emater visita produtor para dar orientações sobre baias, matrizes e alimentação ideal para os animais Naiara Araújo

O produtor Ilanio Johner, criador de suínos Duroc na cidade de Cruzeiro do Sul (RS), recebeu visita de Maurício Antoniolli, extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para ensinar sobre o tamanho ideal para as baias, quantos animais deveriam ficar em cada box, como manejar os filhotes recém-nascidos e a alimentação dos animais.

 

1 – Baias para matrizes

Para Johner, a baia ideal para uma matriz com os leitões deve ter dois metros por quatro metros e um escamoteador para evitar o pisoteamento dos filhos. “É a caixinha que os leitões se abrigam quando a matriz levanta para tomar água ou receber alimento”, diz o criador de suínos.

 

2 – Baias para terminação

No caso da terminação, ele acredita ser mais simples do que lidar com o criatório de matrizes. O tamanho ideal é de um metro quadrado por animal, mantendo entre 15 e 20 animais por box. “O animal se sente mais à vontade quando o grupo não é muito grande”, conta Johner.

 

3 – Recém-nascidos

Segundo o produtor, é importante manter os recém-nascidos com as mães após o nascimento porque, que quanto mais eles mamam no primeiro dia de vida, melhor será o desenvolvimento do animal. A dica é observar se a matriz aceita bem os filhotes após o parto. Se o relacionamento for bom, não há necessidade de acompanhamento. Segundo Johner, existe um percentual baixo de matrizes agressivas.

 

4 – Alimentação

O criador diz que essa é a raça mais rústica de todas, por isso se adapta bem a qualquer alimentação. Em sua propriedade, ele opta por uma alimentação balanceada usando milho, farelo de soja e complexo mineral para a formação da ração. Confira abaixo o vídeo as orientações.

 

 

 


Comente essa notícia.

Faça seu cadastro ou login gratuito para enviar comentários.

Leia mais