39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho

Congresso ocorrerá em Bento Gonçalves (RS), de 23 a 28 de outubro deste ano

Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos que serão selecionados pela comissão organizadora para serem apresentados no 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que ocorre em Bento Gonçalves (RS), de 23 a 28 de outubro deste ano.

 

O Brasil receberá pela primeira vez o evento, considerado o mais importante do segmento vitivinícola mundial, que é promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), reunindo representantes de governos, entidades de ensino, pesquisa e empresariais de 39 países do mundo. A submissão dos trabalhos é gratuita e deve ser feita na plataforma http://www.oiv.int/congres/OIV2016BRA/login, até o dia 12 de junho.

 

Poderão ser inscritos trabalhos que apresentem conhecimentos científicos de assuntos relacionados às áreas de viticultura, enologia, economia e direito e segurança e saúde. O texto deverá ser submetido em inglês e em outros dois idiomas oficiais do evento, sendo eles espanhol, francês, alemão e italiano.  Ao enviar o trabalho, o autor deverá propor sua apresentação entre os três formatos possíveis: Apresentação Oral (15-20 minutos), Apresentação Curta (5-10 minutos) ou Pôster.

 

O tema central da edição deste ano é Vitivinicultura: avanços tecnológicos frente aos desafios do mercado, e deve discutir assuntos como: desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, a cultura do vinho, o consumo responsável, avanços nas tecnologias vinícolas, produção de uva de mesa e suco, entre outros.

 

Para o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, o congresso é uma excelente oportunidade para que estudantes, professores e pesquisadores que se dedicam à temática da vitivinicultura deem visibilidade aos seus trabalhos, com possibilidade de publicação na principal organização mundial ligada ao vinho. “A participação no Congresso, a troca de experiências com pesquisadores dos 39 países que integram a OIV, a busca por novidades e tendências da vitivinicultura mundial estarão ao alcance do setor”, projeta.

 

Protas, que é membro da Comissão Organizadora do 39º Congresso, acrescenta que os olhos do mundo vitivinícola estarão voltados para o nosso País durante o evento. “Vamos mostrar a organização setorial e, principalmente, os avanços obtidos e traduzidos na qualidade dos nossos produtos”, antecipa.

 

A realização do Congresso no Brasil é coordenada e presidida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e compõem a Comissão Organizadora do evento: a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves. Mais informações no site www.oiv2016.org.br.

 

 

Deixe seu comentário

Leia mais